Carrefour – venda casada eletrodoméstico x garantia estendida = Venda abusiva

Meu blog não tem o propósito relativo a matéria que irei discorrer abaixo, no entanto, não posso omitir e deixar de compartilhar com vocês a minha experiência ocorrida hoje,  no CARREFOUR de SOROCABA – loja Sonia Maria .

Fiz algumas pesquisas pela internet e me interessei pela compra de 03 eletrodomésticos (ventilador / climatizador e aspirador de pó), no site dizia que o pagamento com o cartão Carrefour seria em 12 parcelas  sem juros  e,  com outros cartões em 6 parcelas sem juros.

Como ainda tenho restrições em compras pela internet, estive na loja para buscar os produtos nas condições mencionadas no site. Como não tenho o cartão Carrefour minha compra seria feita com cartão de outra bandeira.

Fui muito bem atendida pela vendedora que me orientou sobre os recursos e funcionalidades dos produtos e,  perguntei-lhe sobre a possibilidade do parcelamento em 6 vezes sem juros com outro tipo de cartão . Ela confirmou positivamente, então, segui em frente nas compras…coloquei os 3 produtos no carrinho e fomos para um quiosque de atendimento onde ela registraria os produtos / calcularia os valores e depois me indicaria um caixa para o pagamento.

Eis que ao verificar seus apontamentos no sistema, percebi que para cada produto ela incluía um tipo de seguro chamado de Garantia Estendida, coisa que não queria comprar.  Só para terem uma idéia, o total dessa garantia girava em torno de R$ 100,00 e os produtos em torno de R$ 700,00. Ao perceber isso, argumentei que não compraria essas garantias e queria o parcelamento no cartão de outra bandeira em 6 x sem juros, tal como ela havia confirmado anteriormente e eu havia visto no site. Eis que ela me diz, que poderia processar sem as garantias, todavia, nesse caso,  haveria a aplicação de 2,99%  de juro ao mês.

Nem preciso falar o quanto  contra argumentei,  e ela insistiu em dizer que não poderia processar a venda, acrescentando  ainda o fato de ter prejuízo em seu comissionamento,  que sofreria pontuações negativas, portanto, teria prejuízo nos seus resultados de venda e sua comissão seria reduzida.

Confesso que achei duplo abuso tanto para o lado do consumidor como para o lado da profissional de vendas que lá estava fazendo a sua parte.

Conclusão, ela ficou sem vender e eu fiquei sem comprar. Isso porque não pactuo com esse tipo de prática!!!

Sai da loja pensando…será que essa vendedora foi correta comigo??? Como posso acreditar nessa prática tão leonina????

Bom, retornei para minha casa e acabei comprando pelo site do próprio Carrefour. Fiz isso para ter certeza da prática via site e, para minha surpresa me deparei pela melhor condição, parcelei tudo em 12 x sem juros,  sem a tal Garantia Estendida e paguei com cartão de outra bandeira….

Como consumidora, me sinto na obrigação de compartilhar esse fato com meus amigos e leitores para que tirem as suas próprias conclusões e, atentem-se para esse tipo de venda “conjugada”  (produto + garantia estendida), feita na loja CARREFOUR, onde condicionam a aplicação de juros (2,99% ao mês)  para pagamentos parcelados com cartões de crédito de outras bandeiras.

Essa experiência me faz refletir em alguns pontos sobre Gestão de Empresas, Foco no Cliente e Gestão de Pessoas. As questões são:

  • Será que o Carrefour está adotando das melhores práticas para gerir seus negócios???
  • Será que eles estão atentos com a Satisfação do Cliente???
  • Será que estão preparando seus profissionais para atender clientes mais exigentes e esclarecidos???
  • Será que não se preocupam com a concorrência????
  • E a imagem da própria empresa??? Como fica????
12 thoughts on “Carrefour – venda casada eletrodoméstico x garantia estendida = Venda abusiva

    • Olá Miriam,
      Meu objetivo foi levar aos meus amigos e leitores fatos corriqueiros que acontecem em grandes hipermercados e outras lojas (neste caso em específico aconteceu comigo), nos quais temos que estar sempre atentos para não caírmos em práticas abusivas. Vamos ficar atentos e adotar uma postura de consumidor consciente, exigente e que pode contribuir à um mundo melhor!!! Eu acredito nisso!!!! OBRIGADA!!!!!!! Bjs

  1. esta pratica não é usado só pelo carrefour,tbm fui alvo desse tipo de abuso e alem de pagar por uma garantia estendida ainda me empurraram uma previdencia da vida onde o único beneficiario seria meu pai,FALECIDO A MAIS DE 30 ANOS.O valor dessas garantias ultrapassaram 200,00,entrei na justiça fui atras dos meus direitos de consumidor,sabe o q consegui??????? sentença…….IMPROCEDENTE.eu te pergunto e aí.a quem devo recorrer?????Bjs

    • Olá Luciene,
      Obrigada pela sua contribuição!! Você reforçou que não fui a única vítima (risos) e trouxe mais uma contribuição (essa eu ainda não conhecia) a venda também de previdência privada. Enfim, eles querem ganhar de todos os lados…. Entendo que as margens de lucro do varejo estão cada vez menores e as alternativas estão sendo vender também: Cartões de Crédito com Bandeira da loja, Seguros de Bens materiais, Seguros de Vida, Planos Odontológicos, Previdência Privada, dentre outros.
      Respondendo sua pergunta, entendo que na hora da compra você deve utilizar o seu direito de consumidora CONSCIENTE e só concretizar o negócio desde que esses “assessórios “ atendam alguma necessidade sua, caso contrário, nada feito!!!!
      Eu acho que está chegando a hora de nossos políticos criarem uma lei para coibir esse tipo de prática….
      Um abraço

      • Ola, eu não endendo a recramação, pois na minha região em Sc, o atendimento da garantia estendida é Otima Pois atende sempre na data marcado sem poblema, aqui vai a dica aqui somos atendido por, Tecsilva Refrigeração , e eles sao otimos se alguem reclama desta empresa com certeza é com má intenção pois tem gemte que não quer o repara, e sim um produto novo.

  2. Adquiri recentemente um notebook através da loja do Carrefour Shopping Butantã. Também tive que aderir a tal garantia estendida que também trata-se de um seguro contra roubo e furto. No caso do furto somente quando for qualificado conforme estabelece o art. 155 do Código Penal. E ainda assim não são todas as modalidades que são cobertas conforme acontecer o crime.
    Considero desrespeitosa essa prática de venda, porque o aparelho já possui garantia de um ano coberta pelo fabricante e não necessito mais que isso, pois a minha experiência com esse tipo de aparelho me traz a segurança de que um ano de garantia é suficiente.Além de que, o Carrefour sabe disso e por isso vê a possibilidade de ganhar mais com isso.

    • Julio,
      Excelente sua manifestação complementando com informações relevantes sobre itens de exclusão / limites de cobertura do seguro adquirido em lojas quando da aquisição de eletrodomésticos, eletronicos, etc….Isso nos alerta para as cláusulas de contrato pela qual não temos poder de negociação e temos que nos submeter ao que eles nos determinam. Também concordo com vc, que para os eletronicos / eletrodomésticos já temos cobertura pelo fabricante durante 01 ano da data da compra. E,se esse equipamento não quebrar durante esse período, pouco provavel que isso aconteça durante o período de vida útil, atualmente bem reduzida…dependendo do aparelho…6 meses / 1 ano / 2 …até uns 5 anos. A tecnologia avançada somada o desejo de melhores recursos nos impulsionam para substituição dos equipamentos em menor tempo.
      Mais uma vez obrigada pela contribuição!!
      Sds

  3. minha sogra comprou uma tv de led de 47 polegadas de uma vendedora mal educada sem escrupolos nenhum. Ela disse que a tv de 2.375 era dividida s juros. Minha sogra pagou e foi embora. Qndo chegou a boleta tinha o valor de 300 reais a mais de garantia estendida. Fomos a loja e fomos maltratados pela vendedora de nenhum profissionalismo disse ainda por cima q era p nos processar o carrefour q ela nao podia fazer nada. Fiz reclamacao dela. E vou no procon denunciar este roubo q e contra lei venda casada. E vou processar a vendedora por danos morais da forma do atendimento dela. Nao compro mais la e todos q eu conhece de depender de mim tbm nao vao comprar.

    • Olá Lilyan, boa noite!
      Agradeço sua contribuição, dividindo conosco a experiência de sua sogra na compra de uma TV LED no Carrefour. É lamentável saber que além da venda do seguro casado com a compra, houve também o péssimo atendimento ao cliente por parte do funcionário do Carrefour, acho isso inadmissível. São manifestações como a sua que levarão as empresas repensarem em sua postura ética e de respeito ao consumidor. Boa sorte na solução de seu caso!!! E, mais uma vez, obrigada por postar no blog!!!! Um forte abraço!!

  4. Ana não tive a mesma “sorte” que você e acabei comprando uma maquina de lavar “Continental” me empurraram a tal garantia estendida, quando a maquina quebrou e fui utilizar o tal seguro descobri que o pós venda do Carrefour é ainda pior do que o sistema de vendas, são 90 dias desde que acionei o seguro e ainda não fui ressarcido. Gostaria de saber se existe algum prazo para resolução do problema e se cabe processo?

    • Olá Ronaldo, obrigada pela sua contribuição!!! Em resposta a sua questão, oriento a procurar em primeiro momento o PROCON, serviço gratuíto e de muito resultado! Siga a orientação deles!!! Espero que vc tenha sucesso nesse processo no menor tempo possível. Afinal na hora de pegarem a nossa grana (venda casada) eles são ágeis…mas na hora de pagar o que nos devem…ai começa o nosso verdadeiro martírio…… Boa sorte!!! Isso serve de lição aos que nos leem para que não caiam nessa arapuca!!
      Recentemente li em jornais que essa venda casada será proibida, está tramitando uma legislação para essa questão, onde as lojas poderão comercializar seguro, mas sem obrigar o consumidor em sua compra vinculada com outros bens de consumo. Espero aprovem logo!!!!!

Deixe um comentário

